Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

Sistema de cotas em universidades.



O sistema de cotas em si já causa desigualdade social, uma vez que o mesmo demonstra que um aluno de escola publica necessita de uma ajuda para ingressar a uma universidade pública, assim já discriminando esses alunos.
O artigo 208 da Constituição Federal determina os deveres do Estado em relação a educação. No seu inciso V o Estado tem a responsabilidade de garantir o aos níveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criação artística, levando em conta a capacidade de cada um. Já que um curso superior estaria formando profissionais capacitados que ajudarão no crescimento do pais, e para a escolha desses indivíduos é feito um processo seletivo.
Logo se esse processo seletivo, divide a sociedade, ele autoriza uma discriminação, pois as universidades são obrigadas a destinarem vagas para alunos vindos de escolas publicas.
Este sistema basicamente afirma que o ensino de escolas publicas é muito inferior ao do ensino de escolas privadas, porém lembramos não existem somente escolas particulares de boa qualidade, que também existem escolas particulares com ensino fraco. Assim deste modo, este sistema pode ser visto por alguns como uma maneira de se ingressar um determinado tipo de aluno a uma universidade, enquanto escolas particulares ingressam seus alunos do método tradicional (ensinado ao aluno), a publica faz isso pelo sistema de cotas.
O governo está indo por um caminho inverso, em vez de melhorar o ensino nas escolas publicas, para aumentar o numero de alunos dessas escolas em universidades, estão impondo a aceitação de alunos só por causa da origem do seu certificado de conclusão do ensino médio.
Isto é só uma observação tomando em conta a cota de alunos de escolas publicas, agora se esta cota já é o cúmulo do absurdo, imagine a cota racial. Ainda afirmam que esta cota são necessárias para corrigir o histórico de discriminação no Brasil, agora eu pergunto a vocês que pensam assim como uma coisa que separa a sociedade, não vai gerar uma discriminação ?
O que querem dizer colocando cotas raciais ? Que negros são inferiores aos brancos ?
Esta cota para ter validade, tem que ser julgada também pela questão social, segundo o congresso, mas vamos parar para pensar, mesmo que esta cota fosse correta, e os branco pobres ? Ela (a cota) em si, já causa uma divisão social, mesmo se ela estivesse certa, é deste jeito que o Brasil pensa em ajudar os negros ?
O sistema de cotas só causa desigualdade social e conflitos, e pode ser conceituado como uma maneira mais fácil do governo resolver o problema da educação e da falta de mão de obra qualificada. Invés de investir na educação, o governo busca um jeito mais fácil de minimizar este problema.

0 comentários:

Postar um comentário